sábado, 23 de agosto de 2008

FERRAMENTAS VIRTUAIS



Ferramenta é um dispositivo para facilitar tarefas diversas. Virtual é tudo aquilo que diz respeito as comunicações via Internet. Comunicação é a ferramenta mais importante para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da humanidade. É a materialização do pensamento/sentimento em signos/linguagem conhecidos pelas partes envolvidas. Portanto, são ferramentas que usamos para a comunicação com outras pessoas através da internet. A estruturada internet permitiu que a interação entre as pessoas acontecesse em tempo real, independente do espaço A seguir citamos algumas destas ferramentas:
Buscadores e Meta-buscadores: São aquelas ferramentas que estão disponíveis na Internet, portanto, também denomina-se site, que têm por finalidade buscar informações diponibilizadas na rede através de mecanismos de indexação, repetição, prioridade etc. Os três ícones deste tipo de ferramenta são: Google (google.com.br), Yahoo! (yahoo.com.br) e MSN Serch (search.msn.com.br). Sendo o primero, o mais completo buscador existente na Internet, detentor de 56,1% do mercado de buscadores com mais de 6 bilhões de termos disponíveis, dentre os três é o mais recente.Há também buscadores com PHD, aqueles que fazem buscas em sites específicos em ciência e tecnologia, rastreando livros técnicos, publicações especializadas e banco de dados. Alguns exemplos são: SciELO (scielo.br), scirus (scirus.com) e Safari (safari.oreilly.com).

2) Webmail ou e-mail: Sendo direto e claro, é a romântica e histórica carta em formato virtual. É o conhecido “Correio Eletrônico” Surgiu há 35 anos e logo foi incorporada a ArphaNet, onde tinha a função de transferir arquivos junto com pequenas mesangens. Quando o e-mail passou a ser usado comercialmente aqui no Brasil, cada usuário precisava pagar pelo serviço, e tinha a sua disposição para armazenamento os impressionantes e exagerados, para a época, em média 5 megabytes (MB).
Hoje, essa função básica ainda continua, porém, alguns serviços e vantagens foram agregados e melhorados. Hoje é possível ter contas de e-mails gratuitas, com capacidade de armazenagem com alguns gigabytes (GB), com mecanismos de buscas para encontrar seus e-mails, entre outras facilidades para arquivar, organizar e localizar as mensagens. Há vários provedores e sites que não cobram nada para se criar uma conta de e-mail, porém na era do "pós-Gmail", os que tentam correr atrás do gigante Gmail ( gmail.com) são poucos: Yahoo! Mail (mail.yahoo.com.br), é um dos bravos guerreiros que podem pensar, apenas pensar, em tomar o lugar ao sol do Gmail. Alguns números desta, que é uma das principais ferramentas da Internet, senão a principal:

3) Comunicadores Instantâneos – São os famosos “Messenger’s”. Permitem a troca de informações, textos, arquivos,voz e imagens em tempo real entre pessoas que tenham esses programas instalados em suas máquinas em qualquer lugar do planeta. Os mais conhecidos e utilizados: MSN Messenger (messenger.msn.com.br), Yahoo! Messenger(br.doenload.yahoo.com/messenger) e ICQ (icq.com.br). São responsáveis pela grande parcela dos comunicadores utilizados hoje no mundo, são bastante semelhantes e oferecem praticamente os mesmos serviços.
4)Bate-Papo ou Chat – Este recurso está perdendo espaço para ferramentas mais modernas como os comunicadores instantâneos. Mas ainda são muito usadas por pessoas que querem encontrar outras pessoas.Alguns dos bate-papos mais movimentados: UOL (uol.com.br/bp), Terra (chat.terra.com.br/chat) e MSN ( chat.msn.com).No caso do uso corporativo, este meio de comunicação ganha espaço, já que as grandes empresas estão aliando ao Call Center o Chat Center, onde reclamações, sugestões e dúvidas são esclarecidas instantaneamente, facilitando a vida dos consumidores e agilizando o atendimento nas empresas.

5 - Blogs, Flogs e Moblogs:

A palavra blog, como é popularmente conhecida, é uma abreviação de Weblog. Blogs são páginas da Web onde são publicados registros de informações diárias. Normalmente, os blogs são utilizados como diários pessoais, o que não impede, porém, que seja publicado qualquer tipo de conteúdo. É o nosso antigo diário de registro da juventude. As mensagens publicadas são denominadas posts. Um ponto interessante a respeito dos blogs, é que geralmente as mensagens, ou posts, não tem destinatário específico, estas podem ser respondidas até mesmo pelos usuários que acessam o blog. O fotoblog, o Moblog tornou-se habito para os navegadores da rede.
O blog é uma forma barata e fácil de se ter seu próprio " site.com" na Internet. Os mais famosos e utilizados são: Blogger ( blogger.com), The Blog (theblog.com.br), TypePad (typepad.com) e BliG ( blig.com.br). Neste caso: os dois primeiros são gratuitos, o terceiro é pago e o quarto têm as duas opções.
- Fotolog ou flog: são site de fotos enviadas pelo dono do flog, geralmente atualizado diáriamente, permitindo também comentários feitos pelos visitantes flog, assim como no blog. O mais importante neste caso é conseguir o máximo de comentários e links de outros fotologs, tendo assim a idéia da abrangência do seu flog, e consequentemente, da popularidade dele entre os blogueiros e fotologeiros. As ferramentas do flog se restrigem a postar (enviar) fotos. Dicas: Fotolog (fotolog.net ), GigaFoto (gigafoto.com.br ) e Flog Brasil (flogbrasil.com.br ).
- Moblogs: Os melhores blogs e flogs da Internet, também fazem o papel de moblogs, ou seja, endereços que podem ser atualizados pelo celular. Mas para quem quer um autêntico moblog, vale a pena vistiar o site Textamerica (textamerica.com ), onde textos, fotos e vídeos podem ser enviados de telefones celulares, por e-mails ou mensagens MMS.

6 - Redes Sociais de Relacionamento: São sites que unem: amigos de longas datas, conhecidos ou, mero desconhecidos com os mesmos interesses e em um mesmo local, ou site. Para conseguir essa afinidade, é necessário que você cadastre seu perfil, com informações pessoais e profissionais. Essas redes de relacionamento são a mais nova febre entre os internautas, porém em alguns casos, para se ingressar em determinados sites, é necessário que você receba um convite para ingressar naquela rede de relacionamento. Algumas opções: orkut (orkut.com), 1Grau ( 1grau.com), Gazzag ( gazzag.com) e Beltrano (beltrano.com.br).

O orkut virou febre nacional, tanto que seus criadores trataram de traduzir o site para o português o mais rápido possível, já que a porcetagem de brasileiros cadastrados chega a mais de 69%, podendo assim ostentar o título: "Rei dos sites de relacionamentos". Se você ainda não é um orkuteiro (pessoas que são cadastradas e utilizam o orkut) pode começar a pensar em ser um, afinal, não há hoje na Internet uma forma mais eficaz de fazer seu marketing pessoal.
Porém, se você está interessado apenas em coisa séria, e não está interessado em criar novas amizades virtuais, há também sites de relacionamento profissional. Onde o princípio é o mesmo dos sites de relacionamentos tradicionais, porém com a finalidade de unir profissionais de uma determinada área do conhecimento, facilitar a busca e diponibilização por vagas de trabalho, além de ser um ótimo cartão de visitas e network. Alguns exemplos: LinkedIn (linkedin.com) e Ryze (ryze.com).

7 - Telefonia Virtual - Há programas disponíveis na Internet gratuitamente (ou quase),que permitem fazer ligações locais, nacionais e internacionais utilizando a Internet. Basta ter o programa instalado, um microfone e uma caixa de som e pronto. Poderá conversar com o mundo inteiro, de forma virtual, com uma qualidade de som superior à conseguida via linha telefônica.
Mesmo sendo uma ferramenta nova para usuários doméstico e precisando de alguns ajustes e melhora, vale a pena conferir: Skype ( skype.com) e Yahoo! Messenger (br.beta.messenger.yahoo.com ).

8 - Grupos de Discussão – São grupos organizados por temas que se comunicam por e-mail. Não devem ser usados somente para buscar informações, mas sim serem usados para trocar idéias gerando o debate, a discussão.

9 - AVA – Ambientes Virtuais de Aprendizagem – É um espaço virtual na internet que possibilita a interação e comunicação entre professores e alunos através de debates, fóruns, chats, textos, e-mails, enriquecendo o processo de ensino aprendizagem. O espaço conta com suporte técnico e os usuários podem estar em lugares geográficos diferentes mas conectados ao mesmo tempo.

Sites pesquisados

http://profsnair.blogspot.com/2008/07/o-que-so-ferramentas-virtuais-de.html


http://www.gmoura.com/blog/2005/07/internet-comunicao-virtual-malha.html

Nenhum comentário: